Mais idéias para usar as garrafas PET – Hortinha vertical!

Ontem abrimos um guaraná de 3,5litros! Pois é… Uma gigante garrafa PET, que não foi embora com meu lixo. Está acondicionado esperando um tempinho para que eu a transforme num dos vasinhos da minha futura horta vertical que farei na parede externa. A inspiração veio desta foto, que me incentivou a cultivar temperinhos para deixar os pratos ainda mais deliciosos. Por enquanto este projeto ainda está em fase de planejamento, até juntar as 15 garrafas que me propus a guardar. A princípio penso em cultivar hortelã, alecrim, mangericão, salsinha, cebolinha, orégano, tomilho, erva doce e  pimentas.

Para a foto acima foram usadas duas garrafas PET, foram cortadas a parte superior e uma abertura lateral foi aberta. As duas garrafas foram encaixadas e as tampinnhas serviram de apoio como pézinhos. Não tenho os créditos das fotos, caso alguém conheça o autor por favor comente para que seja devidamente creditado.

Para minha hortinha vertical, vou usar o exemplo da foto prendendo as garrafas na parede, não ficou um charme?

Te desafio a fazer a sua!

Para te ajudar aí vai algumas dicas de ervas e suas aplicações:

Alecrim: de aroma fresco, dá um sabor especial às aves, aos molhos e sopas de tomate, frutos do mar, carnes, patês, berinjela, batatas, couve-flor, pães, Sucos e saladas de frutas. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão. 

Cebolinha verde: Muito usado em omeletes, molho vinagrete e molhos à base de creme de leite para peixes. Ótimo também em patês de ricota, queijo cremoso, sopas e saladas. Fica bem com quase tudo.

Erva Doce: Muito utilizada no preparo de biscoitos, bolos, bolachas, pães, queijos, molhos para saladas, frutas em calda, peixes e frutos do mar.

Estragão: de sabor marcante, parecido com o anis, dá um toque especial a vinagres, pickles, molho tártaro de mostarda e maionese. Ótimo em saladas verdes, frutos do mar, pratos com ovos, frangos e carnes.

Manjericão: de sabor marcante e agradável, é ideal para receitas com tomate, em pizzas, molho para churrasco, lagosta, assados, saladas e legumes. E o principal ingrediente do molho ao pesto.

Orégano (ao natural ou seco): Indispensável para pizzas. Ótimo em receitas com ovos, tomates, queijos, cebolas, recheios e molhos para carnes, aves, peixes e saladas de frutos do mar.

Salsa: Ótima em canapés, sopas, saladas verdes, molhos de ervas, pães, tomates, omeletes, manteiga temperada, grelhados e recheios, sem a necessidade de reidratár.

Tomilho: Aromático e levemente picante, é usado para temperar carnes, peixes, aves, pratos com tomate e queijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s